31/07/2021

Redes Oficinais:

Capacidade de Adaptação

Redes Oficinais:

As redes oficinais mantiveram o seu dinamismo durante o período de pandemia, prestando apoio aos seus parceiros, minimizando as quebras na sua atividade.

 

 

Qual foi o impacto da pandemia de Covid-19 na dinamização da vossa rede oficinal?

No cenário atual, a segurança dos colaboradores, clientes e parceiros é um fator de extrema importância nas oficinas TOPCAR.

Por isso, foi imperativo implementar um protocolo de higiene que garantisse a realização de todos os procedimentos de higienização e segurança, em qualquer intervenção, com vista a prevenção e não propagação do vírus.

Além da segurança e profissionalismo habituais que transmitimos aos nossos clientes, a comunicação contínua adaptada às necessidades do consumidor é um diferencial TOPCAR, assim como a partilha de feedback dos mesmos.

Atualmente, esta comunicação é muito suportada em ferramentas digitais, transformação motivada pela pandemia, o que permite às oficinas estarem mais próximas do consumidor. É importante ressaltar que estamos a promover a digitalização de forma transversal, o que possibilita adaptar os processos habituais às novas realidades do mercado.

 

De que forma acompanharam as oficinas aderentes durante o período de pandemia?

O apoio proporcionado pela gestão da rede é uma mais valia para as oficinas em geral e sobretudo num período atípico. Acreditamos que a capacidade de adaptação às novas realidades do mercado, é um fator imprescindível para contribuir para o crescimento, garantir rentabilidade e evitar o colapso de qualquer negócio.

Dessa forma, adaptamos o formato das formações, que estão disponíveis para a rede TOPCAR em formato digital, visto que a situação atual não permite reunirmos como era habitual. O desenvolvimento da rede está associado à capacidade de adaptação e inovação face às novas realidades.

 

Que tipo de inovações podem proporcionar às oficinas (marketing, comunicação, apoio técnico, comercial, etc.) que pretendam aderir à vossa rede oficinal no presente e no futuro?

No seguimento da aposta na digitalização transversal, focada na comunicação contínua com os nossos clientes, visando a gestão do relacionamento e com o objetivo de apresentar melhores soluções para as necessidades de cada um, desenvolvemos algumas soluções que manter-se-ão.

Um exemplo da transformação digital, é o inquérito de satisfação TOPCAR. Anterior à pandemia, os clientes eram convidados a responder ao inquérito através de um tablet disponível na receção das oficinas. Atualmente, os clientes podem responder ao inquérito através do próprio smartphone, para isso basta utilizar o QR Code desenvolvido para cada oficina.

A partir do inquérito e de estudos sobre o parque automóvel, propomos campanhas que melhor se adequem à conjuntura nacional.

Sabendo que uma das maiores razões para os clientes levarem o automóvel à oficina próximo ao período de verão é a realização de revisões, promovemos uma campanha especial de revisão automóvel e outra campanha com desconto muito competitivo na substituição de pastilhas de travão.

As campanhas foram comunicadas recorrendo a canais digitais, como as redes sociais ou email marketing, sendo que o consumidor podia aderir às mesmas; via agendamento, recorrendo ao site ou contactando diretamente às oficinas.

É importante destacar que a gestão da marca TOPCAR passa por uma estratégia de Marketing Glocal, isto é, também apoiamos as nossas oficinas nas adaptações de suas comunicações e iniciativas locais para apresentarmos melhores soluções para as necessidades de cada um.

 

Por Vanessa Barros.

 

Veja a notícia completa em posvenda.pt/revistas/revista-pos-venda-71/

Partilhar
Outras notícias
20/07/2023
20ª Gala Europremium destingue as três melhores oficinas TOPCAR do ano
Total Turbo, Simões e Florêncio e Carbrain são as premiadas.
Mais informação
21/03/2023
Quatro novas oficinas integram a Rede TOPCAR
A TOPCAR, Rede de Oficinas Multimarca, acaba de anunciar a abertura de 4 novas oficinas, em diferentes regiões do país, para oferecer uma oferta vasta e dispersa no território nacional e ainda mais comodidade aos clientes.
Mais informação
05/12/2022
Dossier Anticongelantes
Especificações para todos os motores
Mais informação